Lombalgia

O que é lombalgia?

A lombalgia, ou dor lombar, como também é conhecida, é caracterizada pela dor na região inferior da Coluna Vertebral. Na maioria das vezes, por ser extremamente desconfortável, causa dificuldades para se movimentar, principalmente nas ações de abaixar, de se levantar, e de fazer rotações com o tronco.

O que causa lombalgia é, por assim dizer, problemas de toda ordem, desde má postura até traumatismos. Sobrecarga na região lombar também pode causar lombalgia.

O início de problemas ortopédicos ou na coluna vertebral, desgastes, e até mesmo um escorregão causam lombalgia, e, são capazes de desencadear uma tremenda crise se não tratadas corretamente.

O termo lombalgia refere-se a qualquer tipo de dor na região baixa da coluna vertebral e os tipos de desordem dependem da estrutura afetada e do fator que causou a lesão.

Os sintomas envolvem desde um leve incômodo na região baixa da coluna que não se agravam com o movimento, como também podem apresentar dores realmente incapacitantes, que impedem o paciente de realizar qualquer tipo de movimento, e com sintomas neurológicos de dormência, formigamento e perda de força dos membros inferiores.

A dor é sempre um sinal de que algo está errado e quando o corpo percebe esta mensagem, reage com maior rigidez como tentativa de defender aquela estrutura, que neste caso, infelizmente, provocam agravamento da funcionalidade mecânica do corpo e dando continuidade ao ciclo vicioso relatado anteriormente.

A Quiropraxia tem o objetivo de anular este ciclo através das técnicas manuais aplicadas nas articulações, vértebras com problemas, normalizando o funcionamento mecânico do corpo e consequentemente, reduzindo os sintomas de dor e inflamação.