Dúvidas

Dúvidas

Perguntas e respostas frequentes

O que é quiropraxia?

A Quiropraxia é uma profissão da área da saúde que se dedica ao diagnóstico de disfunções biomecânicas, bem como seu cuidado e prevenção, atuando no sistema neuro-músculo-esquelético (ossos, articulações, ligamentos, nervos). É uma prática reconhecida e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com certificação de nível superior.

Como funciona?

O cuidado quiroprático consiste na identificação e correção de uma vértebra em má posição. Nosso foco principal é a coluna vertebral, pois é dela que provém o eixo de sustentação do corpo e proteção da medula espinhal que é responsável por toda a comunicação entre cérebro e corpo. Essa comunicação é responsável por movimentos voluntários como mexer pernas e braços e involuntários, como batimentos cardíacos e respiração. Ao fazer as correções, melhoramos o fluxo de informação entre o cérebro e o corpo, potencializando todas as funções do organismo.

O que causa um mal posicionamento da coluna vertebral?

Os fatores são diversos, e incluem: seu estado emocional, seus hábitos alimentares e principalmente, a forma como você movimenta seu corpo. Essa má posição articular, também chamada de complexo de subluxação vertebral (CSV), ocasiona perda de função na articulação e interferência da comunicação entre o cérebro e o corpo. Durante a nossa vida, estamos sujeitos a quedas, má postura, movimentos repetitivos. No nosso dia a dia também passamos por estresses emocionais e químicos tais como, má alimentação, uso de medicamentos e afins. Todos esses fatores fazem com que nosso corpo se desequilibre, causando um estresse articular e muscular. O CSV pode gerar, além de dores, vários sintomas associados, como: enxaquecas, gastrite, insônia, alteração na imunidade e na pressão arterial, inflamações, formigamentos em membros e interferência no desempenho de órgãos. Lembrando que a Quiropraxia não é apenas um tratamento e sim um hábito saudável, como praticar esporte e alimentar-se bem.

Quando fazer?

A Quiropraxia é indicada para todas as pessoas que buscam bem-estar e uma melhor qualidade de vida, se livrando das dores e desconfortos ligados ao sistema da região neuromusculoesquelética. Além de prevenir lesões e tratar problemas crônicos.

Quem pode fazer?

A Quiropraxia é indicada para todos: crianças, idosos, gestantes e atletas, pois o ajuste promovido auxilia na regulação do corpo como um todo, não apenas da coluna, o que ajuda no fortalecimento até mesmo do sistema imunológico.

Quais problemas são tratados?

A Quiropraxia trata vários problemas, tanto pontuais quanto crônicos, dos mais simples aos mais complexos, direcionadas aos ligamentos, nervos, ossos, articulações e músculos, bem como o principal alicerce do corpo: a coluna vertebral, agindo não apenas no foco da dor, mas diretamente naquilo que desencadeia ela. Dentre os problemas mais comuns estão: Cervicalgia, Dor Ciática, Enxaquecas, Escoliose, Fibromialgia, Hérnias de Disco, Lesões esportivas, Liberação Miofascial, Lombalgia (Dor Lombar), Osteoporose, Torcicolo, Túnel do Carpo, entre outros.

É seguro?

Sim, muito! O procedimento quiroprático é extremamente seguro, desde que praticado por profissionais qualificados e especializados.

Quais são os horários de atendimento?

Segunda a quinta: 7h as 11h e das 14:30 as 19:00 Sexta: 7h às 11h e das 14:00 as 17:00

Preciso passar em algum médico primeiro?

A Quiropraxia é uma profissão primária, ou seja, não é necessário uma indicação médica para realizar uma consulta.

Preciso levar exames de imagem? (raio-x, ressonância magnética, tomografia)

Caso você já tenha feito exames, pode levar na sua avaliação. Se não tiver e o doutor perceber a necessidade, irá solicitar.

Aceita convênio?

Ainda no Brasil as clínicas de quiropraxia não são conveniadas, então as consultas são apenas particulares.

Quem tem cirurgia em coluna pode fazer?

Pode sim, porém o local onde foi operado, o profissional não mexe. Os ajustes acontecem em outras partes do corpo, com a finalidade de alinhar, equilibrar e dar mais mobilidade para as estruturas. Nesses casos é importante que se leve os exames de imagem.

Gestantes e crianças podem fazer?

Não há contraindicações para esses casos, na verdade é muito bem recomendado. No caso das grávidas, durante a gestação o corpo da mulher passa por inúmeras transformações, tanto hormonais quanto corporais, e ter um cuidado nessa fase é muito importante. Os benefícios são: redução de dores; facilitação da posição intra-uterina do bebê e redução de horas no parto normal. E o que poucas pessoas sabem, é que até recém-nascidos podem receber os cuidados quiropráticos. Isso porque, dependendo de como foi o parto (traumático, a fórceps), de como o bebê ficou dentro da barriga da mãe, podem ser motivos para o bebê nascer com pequenas disfunções, que se logo identificada, podem ser corrigidas facilmente. E com crianças em desenvolvimento o objetivo é o mesmo, fazer com que cresçam com qualidade, otimizando ao máximo o sistema nervoso central.

No caso de idosos, com muitos problemas de coluna, é indicado?

No caso do idoso, o objetivo não será preventivo, e sim, lidando mais com os processos degenerativos e outros fatores e/ou patologias que já existam. É super possível e indicado que pessoas da terceira idade façam sessões, pois com os ajustes, a tendência será melhorar os processos de dores e inflamações, e desenvolver mais mobilidade ao corpo, e não necessariamente os estralos vão acontecer, pois existem técnicas e procedimentos mais adequados para determinadas situações.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões recomendadas é dada a partir da primeira consulta com o quiropraxista, pois pode variar de acordo com alguns fatores como: cronicidade da dor, patologia apresentada, idade, habitos e estilo de vida.

Só pode fazer quiropraxia quem tem dor?

A ideia principal da Quiropraxia, é a prevenção. É preciso cuidar antes dos problemas aparecerem, pois acreditamos que se mantermos a saúde da coluna em bom funcionamento e em boa comunicação com o sistema nervoso, muitos problemas e disfunções poderiam ser evitados e prevenidos. Porém, culturalmente, temos o hábito de cuidar só quando o problema surge, então lidamos constantemente com pessoas com dores ou algum tipo de patologia, mas a Quiropraxia é para todos: com ou sem dor